a alucinacao e outros estudos lacanianos - J.-D. NASIO

A alucinaçao e outros estudos lacanianos

Publié aux Editions Jorge Zahar en 1997.

A alucinação e um exemplo de questão situada na encruzilhada do pensamento analítico e do pensamento psiquiátrico. Existe de fato uma estreita afinidade entre a concepção psiquiátrica ja muito antiga formulada por Esquirol.

Depois de Freud introduzir o fator sujeito em sua investigaçao do fenômeno alucinatorio, a grande contruibuiçao ao estudo da alucinaçao veio com a tripartiçao real-simbolico-imaginario, proposta por

Lacan – a qual lhe permitiu formular que « aquilo que foi foracluido do simbolico retorna no real ».

Neste livro. Nasio bsca situar o desejo do sujeito na origem de toda alucinaçao, o que faz com que esta seja comprendida num quadro que transcende os limites da psicose, nos quais ela e frequentemente abordada. Para isso, parte de três premissas : a alucinaçao existe sempre na relaçao com o outro; a alucinaçao pode afetar qualquer individuo; a alucinaçao certamente e um sofrimento, mas consiste tambem em notavel capacidade de percepçao.

A segunda parte do volume traz uma serie de entrevistas com o autor que, com a fluência e clareza ja conhecidas do leitor brasileiro, discorre sobre assuntos de grande interesse para o estudioso da psicanalise: o tempo dentro da perspectiva psicanalitica; a relaçao entre saber e verdade; o psicanalista lacaniano; e a mulher e sua complexa relaçao com a virgindade.